Soltem a banana!

 

Existe uma história que conta como uma antiga tribo africana fazia para capturar os macacos que viviam nos galhos mais altos das árvores. Os nativos dessa tribo pegavam um recipiente de boca estreita, colocavam uma banana dentro, amarravam o recipiente ao tronco de uma árvore e afastavam-se. Quando eles saiam, algum macaco curioso descia, olhava dentro do recipiente e via a banana. Então o macaco enfiava sua mão para apanhar a fruta, mas como a boca do recipiente era muito estreita, ele não conseguia tirar a mão com a banana. Se o macaco soltasse a banana sua mão conseguiria sair e ele poderia ir embora livremente. Após algum tempo, como o macaco se recusava a largar a banana, os nativos voltavam e capturavam o macaco teimoso sem dificuldade.

Vocês devem estar pensando quão burro o macaco era afinal o simples ato de soltar a banana o deixaria livre novamente. Simples não?

O fato é que o macaco atribuia um valor muito alto à sua conquista. Aquela banana era algo certo pra ele uma vez que ela estava lá, na sua mão. Ele não sabia se ia encontrar outra banana em outro lugar, então porque ele iria largá-la?

Quantas vezes nós agimos exatamente como o macaco da história? Quantas pessoas vocês conhecem que estão insatisfeitas com o emprego, com o casamento, mas continuam se mantendo na mesma situação por anos a fio, sem conseguir seguir adiante?

Soltem a banana, não vale a pena trocar a vida por uma banana. Soltem a banana, vocês podem encontrar um cacho inteiro mais adiante…ou quem sabe uma romã?

Sobre ursulaferraricoach

Personal & Professional Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Soltem a banana!

  1. chica disse:

    Uma reflexão e tanto essa…Não vale a pena ficar com uma banana na mão… beijos,chica

  2. Amiga. Que texto mais lindo. Não o conhecia. É preciso soltar a banana mesmo. Soltar as amarras do passado e se ver livre para viver o futuro de forma feliz. Beijos.

  3. Sensitivity disse:

    Mais uma bela reflexão postada nesse Blog. Muitas vezes agimos como o macaco. É imprescindível aprender a soltar essa banana para seguir a vida. Viver presa em uma situação, é perder oportunidades. Beijinhos.

    Obs.: não aceita o outro comentário que saiu como gauchinha.

  4. Cinthya Leal disse:

    Ha ha ha!!!
    Soltei minha banana faz um tempo… Achei outra, depois soltei-a também para encontrar outra mais adiante…
    Descobri que sou livre para escolher a fruta que eu quiser… Tudo depende de mim.
    E algemas são sempre algemas, ainda que sejam de ouro (como eram as minhas), mas ainda assim serão algemas.
    Beijão,
    Cinthya
    http://odivaadellas.blogspot.com

  5. Ótima reflexão Ursula, adorei.
    Beijo.

  6. Sibele disse:

    Oi,Ursula!Td bem?Pois é conheço um monte de gente assim, confesso uqe eu as vezes já fui assim de ficar com medo de ir em busca do novo por ter o certo na mão, nós somos acomodados pela nossa natureza e temos medo de largar aquela única banana e morrer de fome.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

  7. Mafalda S. disse:

    Estou a aprender a fazer isso. Aos poucos estou a libertar-me e espero conseguir mudar a minha vida. Excelente história!

    Beijos

  8. Adorei!!!!! Tenho algumas bananas para largar, abrir mão, soltar, me desprender!!!
    perfeita postagem!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

Deixe um comentário

